Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

segunda-feira, março 13, 2006

Clifford Stoll vs Computadores no ensino...
(comentário à entrevista do site Education World a Clifford Stoll - http://www.education-world.com/a_issues/chat/chat018.shtml )



Clifford Stoll é um comentador da MSNBC, astrónomo e pioneiro da Internet. Escreveu o livro High-Tech Heretic: Why Computers Don't Belong in the Classroom and Other Reflections by a Computer Contrarian, onde defende que os computadores não devem ser usados na sala de aula!
Na sua entrevista ao site Education World leva-nos a ponderar sobre questões bastante pertinentes sobre o uso da tecnologia.
Refere o facto de existirem professores que por não pertencerem à “geração das tecnologias” se recusam a usar o computador e são por isso criticados. Deverão estes professores aderir às novas tecnologias? Existirão certamente dificuldades mas julgo que tem de haver um esforço em renovar a sua Formação, num mundo em constante mudança e exigência.
Confrontado com a questão “Don't students need to learn how to use computers?”, Stoll julga que existe o risco do uso exagerado do computador, que apenas bombardeia a criança com informação (com excesso de informação!), não levando à aprendizagem e que eventualmente prejudica as crianças nas suas capacidades de escrever, ler, construir textos.
Considera que as pesquisas de informação na Internet podem por em causa a exploração do conhecimento e que diminuem a leitura de livros.
Defende também que os computadores não proporcionam experiências, como as da vida real! É certo que não mas, com o computador podemos contemplar e testar muitas realidades que não podem ser experimentadas ao vivo, como por exemplo fazer simulações, observar animações (divisão de uma célula, multiplicação de microorganismos, etc.). Tudo deve ser usado em conta e medida e como mais um apoio à aprendizagem. Cabe ao professor ajudar o aluno a escolher qual a melhor alternativa. O melhor poderá ser juntar as duas!
Comenta que perto da sua cidade existe uma escola onde apenas 5 dos 35 computadores estão funcionais! Este cenário certamente se repetirá em muitas escolas e leva-nos para outra dimensão do problema do uso dos computadores. Não basta equipar as escolas, mas também formar os professores, arranjar recursos para a manutenção dos equipamentos e incentivar os alunos para o seu uso.
Stoll considera que o uso do computador diminui o tempo de interacção professor-aluno, levantando uma questão interessante. Até que ponto pode o computador prejudicar a relação professor-aluno? Em que medida a diminuição de interacção professor-aluno é prejudicial no processo de ensino-aprendizagem?
Stoll visitou escolas que transformaram salas de música, arte e bibliotecas em salas multimédia! Neste caso concordo com Stoll na sua preocupação! As escolas não devem transformar o computador no recurso único! Corre-se o risco de perder diferentes ambientes de aprendizagem.
Discordo com a posição radical de Stoll mas, aceito que existem alguns riscos que devem ser evitados e/ou minimizados nesta veneração do uso da tecnologia. O uso dos computadores não pode por em causa outros tipos de ferramentas de aprendizagem ou métodos de ensino. A aula não deve apenas sobreviver com o uso do computador mas, usá-lo quando é necessário e vantajoso.


Questões a ponderar….

Será o computador um recurso indispensável ou dispensável?
Quais as vantagens e desvantagens do uso dos computadores no ensino?
Como trabalhar com o excesso de informação que proporcionam?
Como optimizar o uso destas máquinas no processo de ensino-aprendizagem?
De que formas podem mudar o sistema educacional?
Como afectam o tempo de interacção professor-aluno?