Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

terça-feira, março 14, 2006

Comentário às perspectivas de Seymour Papert sobre Educação…

Seymour Papert, matemático e pioneiro no estudo da inteligência artificial, considera que a escola de hoje deve sofrer grandes mudanças! É um defensor do uso da tecnologia na escola como forma de ajudar os alunos a evoluir nos seus processos de aprendizagem. Tem uma perspectiva oposta à de Stoll, relativamente aos benefícios das tecnologias na aprendizagem.

É a favor da teoria do “hands on”, ou seja, que aprendemos melhor quando experenciamos algo, fazemos algo, ao contrário de nos dizerem como acontece. No caso das ciências, uma aula onde os alunos podem fazer experiências, “vivendo o acontecimento”, será mais produtiva que uma aula expositiva. No nosso sistema educacional dá-se, de facto, pouca importância à prática, sendo uma lacuna que os professores devem combater.

Relativamente ao currículo da matemática dos Estados Unidos, Papert mudaria 90% do seu conteúdo, com o argumento de não ser útil para o mundo de hoje! Muitos alunos se questionam porque aprendem determinadas matérias e qual será a sua utilidade. Os currículos que não promovem uma aplicação prática dos conteúdos tornam, de alguma maneira, a sua compreensão mais difícil e promovem a desmotivação dos alunos. Evidentemente existem certos conteúdos curriculares que não mostram uma aplicação prática mas que nos ajudam a desenvolver o nosso pensamento e raciocínio.

Papert critica o sistema educacional por não averiguar sobre as novas alternativas de aprendizagem que o mundo digital oferece e que deveria pensar os seus currículos pois podem existir outras maneiras de se ensinar algo.
Defende o uso dos computadores na sala de aula, não só como uma ferramenta de aprendizagem mas para desenvolver novas formas de pensamento e de aprendizagem. Considero importante que se analisem todas as possibilidades de meios de aprendizagem numa sala de aula e, se os computadores podem trazer algumas (ou muitas!), começam a tornar-se recursos necessários. Os professores devem apostar na sua Formação ao nível das tecnologias para poderem usufruir das suas vantagens.

Na seguinte frase Papert faz uma dura critica à escola: “…coming to school is always a little traumatic. You’ve got to give up learning and you’ve got to be ‘teached’ and so we put the kid in the seat and say do this.” É uma ideia bastante pertinente! Afinal a escola serve para aprendermos e não o contrário! Então, até que ponto será real esta afirmação?

Defende que deve ser o aluno a decidir o que quer aprender, como aprender, o quando aprender, achando inútil dividir o currículo por idades. Esta perspectiva, um tanto arrojada(!) poderá ter as suas vantagens, pois os alunos ao sentirem que têm algum controlo da sua aprendizagem e poder de escolha, podem ter mais interesse na aprendizagem e desenvolver e/ou descobrir melhor as suas capacidades. No entanto, é discutível até que ponto os alunos devem decidir sobre o seu trajecto escolar e como deverão os professores orientá-los. Esta nova ideia de escola transformará radicalmente os papéis aluno/professor.

Para este matemático, a fragmentação do currículo, para o tornar mais fácil, é uma desvantagem pois torna-o menos aliciante. Além disso, a aprendizagem é algo difícil e acontece melhor quando existem desafios. Os desafios podem ser uma forma de desenvolver as capacidades das crianças, preparando-as melhor para o futuro.

Papert trabalhou com um jovem de uma prisão juvenil, que teve más notas na escola mas, que se revelou um autêntico génio quando trabalhou em ambientes onde tinha tarefas interessantes para fazer.
Existe aqui uma crítica à incapacidade da escola para lidar com crianças problemáticas e em criar ambientes de aprendizagem apropriados, impedindo que desenvolvam as suas capacidades. As escolas devem conseguir aliciar, incentivar e apoiar estes alunos, por mais difícil que seja. O facto de não ter interesse pelas matérias da escola, curriculares, foi motivo para não ter sucesso escolar. Mas o que é o sucesso escolar? Saber apenas a matéria dos currículos??

As perspectivas de Papert são realmente pertinentes e levam-nos a ponderar extensivamente (!) sobre várias questões educativas. Muito se poderá dizer e argumentar sobre as questões deste matemático.


Artigos de apoio

Radio Abc, Julho 2004, www.abc.net.au/sundayprofile/stories/s1144341.htm (14.03.06)
Revista Super Interessante on-line, Abril 2001, http://super.abril.com.br/aberta/especiais/educacao_digital/entrevistas/2.html (04.03.06)

Seymour Papert, www.papert.org/articles/Doeseasydoit.html (07.03.06)