Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

quinta-feira, maio 25, 2006

...reflexão do dia...

Na aula de ontém aplicámos o Excel na realização de estatística de dados de avaliação. Confesso que o excel não é dos meus softwares preferidos, muito pelo contrário! Mas, é verdade que tem as suas vantagens. Quem souber manejar bem este software pode poupar muitas horas de trabalho!! Principalmente na aplicação a testes e fichas de exercícios. Pode ser um software de grande ajuda para os professores. Agora é uma questão de prática pois, todos os passos que se têm de saber, à falta de um Ponto ou Parêntesis.....falha tudo!!
Para seleccionarmos critérios e instrumentos de avaliação averiguámos um projecto educativo de uma escola. São vários os critérios de avaliação, nomeadamente, atitudes e valores, capacidades, conhecimento. Penso que actualmente há uma maior preocupação dos professores na avaliação dos alunos. No meu percurso escolar, na maioria das disciplinas, os testes eram o instrumento de avaliação que valia, no mínimo, 90% da nossa classificação!! Todos os outros critérios eram esquecidos!! Fazer uma avaliação apenas pelos testes será correcto? Será fiável? Penso que não!! O aluno "vivia" somente para passar nos testes, para memorizar. Será esta a grande caminho da escola?? Que alunos estará a formar?? Aprende-se?? Agora, isto levarnos-ia a outra grande reflexão...
É louvável o esforço actual que os professores fazem para fazerem uma avaliação mais rigorosa, mais fiável e mais justa. E, é louvavel que se façam avaliações pelas competências. Essas sim, são algo muito importante a desenvolver pelo aluno.
Falando em testes, o cartoon do dia anterior está pertinente!