Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

terça-feira, julho 25, 2006

Reflexão sobre o trabalho final de tecnologias educativas...
O objectivo inicial proposto para a realização do trabalho final de Tecnologias Educativas era leccionar uma aula onde seriam utilizadas tecnologias de uma forma útil e vantajosa. E esta foi uma das dificuldades que tentámos ultrapassar. Não bastava usar uma tecnologia para abordar determinada matéria, mas também pensar se essa tecnologia não seria dispensada, sendo a aula mais eficaz sem o uso das TIC.
Julgo que a vídeo-conferência e o Webquest foram duas tecnologias educativas que foram uma mais valia para a aula. No caso das chaves dicotómicas, houve grande debate acerca da sua melhor utilização. No caso das chaves dicotómicas com folhas é preferível ter as folhas em mão em vez da sua visualização no computador. No entanto, para várias espécies, como não é possível trazê-las para a sala de aula, o uso de imagens projectadas pode ser uma boa alternativa.

Realizar este trabalho final foi uma forma de treinarmos mais um pouco as PLANIFICAÇÕES. Julgo que estas perdem algum sentido na medida em que “tentam prever tudo”, quando o decurso das aulas depende de vários factores, nomeadamente da maneira como os alunos fazem as actividades propostas.
A nível da planificação julgo que foram abordados muitos conteúdos. Numa aula “verdadeira”, torna-se necessário “fazer pausas” na matéria para verificar os conhecimentos dos alunos e/ou cimentá-los.
Não se pode esquecer também de que os nossos “alunos” eram os nossos colegas, logo, ficaram longe dos “verdadeiros alunos do 11ºano”, facto que também nos ajudou a seguir a planificação como estava estipulada e por outro lado não tivemos a noção das dificuldades que poderiam aparecer.

Apesar da nossa planificação ter contemplado um falso “crash”, ocorreu um verdadeiro “crash”. Este facto remete-nos para outra dificuldade que tem de ser prevista e ultrapassada pois, as tecnologias também falham e, nesses momentos, é necessário ter uma alternativa pronta. Uma planificação deve sempre prever estas situações. Nestes casos, uma boa alternativa prevista é sempre uma mais valia.

Considero muito positivo que a nossa planificação e as dos nossos colegas também, tenham abordado a AULA de uma forma dinâmica e centrada no aluno. Lembrando as aulas que tive no ensino básico e secundário, julgo que grandes progressos se estão a fazer. Os papéis do aluno e professor tomam novas dimensões e nós, como futuros professores estamos no caminho certo dessa mudança.

Os comentários e críticas à nossa aula foram uma forma de nos apercebermos dos erros a corrigir e também dos aspectos mais positivos. Ao realizarmos a planificação tudo nos parece correcto, por mais correcções que façamos. Existem sempre erros que “nos escapam”. Ter outras opiniões e comentários servem para alargarmos os nossos pontos de vista e tentarmos melhorar o nosso trabalho.

Visto que foi a primeira aula que leccionei, sei que muito há para corrigir e melhorar.