Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

segunda-feira, março 20, 2006


Anatomia de um computador...

Nas 2 ultimas aulas de Tecnologias Educativas realizou-se uma pequena "dissecação" de um computador! Pudémos observar os seus "sistemas" e "orgãos internos". Afinal, depois de tantos anos a trabalhar nos computadores, é tempo de começar a compreender melhor como funcionam e com que peças funcionam!!
Palavras como mother board, memória, processador, placas, ships, internal speaker, processador, etc, têm de começar a fazer parte do nosso vocabulário tecnológico!

Depois da cirurgia tecnológica começámos a pesquisar em alguns sites (worten, vobis, inforgália, etc) preços de peças de computadores para fazer um orçamento. Confesso que não sabia que poderia comprar todas as peças em separado e construir um computador em casa!
A escolha de peças é que é mais complicada! Encontrar bom e barato não é fácil! O mais difícil é analisar a descrição e especificações das peças, pois é necessário ter algum domínio de algum vocabulário mais complicado! Para tal, será útil a visita a algum site onde poderemos saber a diferença entre uma memória DDR DIMM e uma memória RIMM!
Este tipo de compra pode tornar-se vantajoso, a nível monetário, a nível de qualidade e a nível de gosto.


Site útil: http://www.build-a-computer-guide.com/build-a-computer.htm