Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

quinta-feira, abril 20, 2006


Professora de Ciências, contabilista e técnica de informática…

Depois de termos realizado um orçamento para a compra de um computador, realizámos um orçamento para puxada de Internet na escola. No início parecia algo complicado e técnico demais para uma futura professora de ciências! Passo a explicar: para tornar o orçamento menos dispendioso, poderíamos ser nós mesmos a fazer a puxada da Internet, ou seja, fazer ligações à Internet entre várias salas e entre vários computadores! Não me imaginava como uma técnica de informática, com uma caixa de ferramentas na mão, pronta a fazer todas as operações!

Mas, afinal, não seria assim tão complicado! Bastava termos um cabo de rede para ligar os computadores, fichas do tipo rj45 para colocar nas extremidades dos cabos, um alicate para cortar os cabos e uns switchs para serem pontos de distribuição da rede entre diversos computadores.

Sendo a Internet uma tecnologia educativa cada vez mais usada, é útil termos estes tipos de conhecimentos. Quem sabe, se numa futura escola, precisaremos de fazer uma puxada de net para a sala de ciências. E, como rapariga é sempre bom perceber algo mais sobre bricolage, visto que são os rapazes que mais costumam perceber destes assuntos. E claro, quando nos falarem de fichas rj45 ou cabos UTP e Internet poderemos entrar na conversa!

Sabendo as várias utilidades da Internet na sala de aula, creio que um orçamento não sai muito caro (no mínimo talvez por volta dos 100€). E julgo que vale a pena o investimento. Resta saber se as nossas futuras escolas terão os recursos monetários suficientes. Mas isso, já nos leva para outra reflexão…
Fonte das imagens:Programa Prof 2000

1 Comments:

  • At 2:27 da tarde, Blogger Luis Pitta (r) said…

    Olá Elisabete,

    Espero que a pagina "Cravar fichas RJ45" lhe tenha sido util.
    Obrigado pela visita :-)

    LP

     

Enviar um comentário

<< Home