Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

quinta-feira, abril 20, 2006

Acesso às tecnologias em Portugal?

Numa passada aula (22 de Março) começamos a pesquisar tecnologias educativas para realizarmos uma base de dados em conjunto. Começámos por ver folhetos e revistas vindas directamente de Londres (!) do BETT Show 2006. Posteriormente recorremos também à Internet para continuar a nossa pesquisa. Das várias tecnologias posso salientar algumas como o microscópio digital, o telescópio digital, os softwares educativos, os smartboards, as câmaras digitais, os vídeos educativos, os PDA’S, etc.

Depois de construirmos a nossa base de dados podemos constatar que realmente existem várias tecnologias que podem aplicar-se ao contexto da sala de aula e que tornariam certamente as aulas mais atraentes e mais produtivas! Realmente, é entusiasmante! Mas… (não há bela sem senão!) … “comecei a moderar o meu entusiasmo” quando me deparei com um problema: qual será o acesso às tecnologias que as escolas do ensino básico e secundário proporcionam actualmente? Ou seja, quando formos professores será que iremos dispor de várias tecnologias na sala de aula? Iremos, muito provavelmente dar aulas em escolas que terão poucos computadores e muito poucas outras tecnologias educativas!....um pouco desanimador!

No entanto, penso que actualmente já existe um esforço a nível das escolas e a nível do próprio governo em dar mais importância à questão da tecnologia na sala de aula. Já existem vários projectos a nível nacional com vista a implantar e melhorar o uso das TIC.
Apesar do cenário pouco animador acho útil conhecermos e estarmos preparados para sabermos usar as tecnologias porque é uma forma de alargarmos o nosso leque de opções já que o “método tradicional de aulas” já todos conhecemos!

Aula com SmartBoard

(fonte:MGL organization

http://www.merseygrid.co.uk/news/whiteboards.htm)