Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

quinta-feira, abril 20, 2006

Tecnologias versus Tempo curricular

VS


Depois de usar algumas tecnologias educativas deparei-me com outro problema! Será talvez uma desvantagem das tecnologias. Desvantagem? Talvez não, mas sim, um pequeno obstáculo ao seu uso. O uso de uma tecnologia educativa leva o seu tempo! Seja trabalhar com um SmartBoard, um software sobre astrologia, construir um vídeo no Movie Maker ou fazer uma pesquisa na Internet, levamos sempre algum tempo para aprender a manusear e a dominar essa tecnologia. Obviamente, como em muitas coisas da vida precisamos de tempo e prática.
Então qual o problema que daqui advém? Tempo é precisamente o que não temos em demasia! Quando planificamos as nossas aulas temos um currículo a cumprir com um tempo estipulado para cada matéria. Julgo que ao utilizar algumas tecnologias educativas vamos ocupar muito mais tempo do que aquele que está previsto! E seria bom que pudéssemos ter sempre o tempo necessário para aprender com uma tecnologia, seja ela qual for. Penso que alguns currículos por serem demasiados extensos, não permitem que os alunos trabalhem mais tempo com tecnologias e/ou não as usem tantas vezes.

Como poderemos contornar esta situação?.....

fontes das imagens
1.relogio- www.sm5sxl.net
2.computador- the official future school e-news site http://www.futureminds.com.au/helpfulhints/index.cfm?FMIssueID=15&ArticleID=859