Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

quarta-feira, maio 03, 2006



Comentário ao potencial educativo das apresentações electrónicas


As apresentações electrónicas têm as suas utilidades como ferramentas educativas. Então, porquê não utilizá-las? Não creio que o power point seja “evil” e também não creio que seja sensacional! Creio sim que tem as suas potencialidades e que devem ser aproveitadas.

O Power Point dá dinamismo ao que apresenta pois é multimédia, juntando imagem, som e movimento. São uma boa forma de:

· Reforçar a síntese da matéria, juntando os principais conceitos e imagens;
· Ajudar a focar um texto ou imagem;
· Apresentar esquemas dinâmicos, que ajudam a sintetizar e a relacionar;
· Apresentar vídeos relacionados com textos e imagens;
· Apresentar outras imagens e esquemas para além daqueles que estão no livro (que muitas vezes não são os melhores);
· Estudar imagens e esquemas, desenhando sobre estes;
· Apresentar exercícios para resolução em conjunto;
· Promover um debate;
· Fazer posters e panfletos para apresentar numa exposição.

São também uma boa alternativa aos acetatos, pois não é preciso preocuparmo-nos com a tinta da impressora (!) e podemos desenhar sobre as imagens e tabelas.

Concordo com David Walbert quando refere que as apresentações electrónicas devem favorecer a participação da audiência. Este tipo de tecnologia usa-se geralmente para expor informação e, deste modo, a audiência não participa! Numa sala de aula, o Power Point pode ser um ponto de partida para uma interacção entre todos. Podem apresentar-se slides com questões para um debate ou exercícios para serem resolvidos em conjunto.

No entanto, é inútil se for mal construído. Slides monótonos, com muito texto, sem as ideas-chave focadas, com muitas imagens, e muitas conjugações de cor tornam uma apresentação electrónica ineficaz. Também não o podemos usar como única ferramenta de aprendizagem de algo, deve ser mais um “suplemento”.

Edward Tufte critica duramente este software e dá exemplo de uma tabela considerada GOOD e outra, BAD, feita no Power Point. A “BAD” está realmente caótica…porque não segue as boas regras de construção de uma apresentação! O problema está em quem constrói o slide e não no Power Point! A tabela “GOOD” poderia estar muito melhor se com o Power Point salientássemos os valores mais altos e mais baixos ou associássemos os termos aos seus valores através de uma cor comum.


Fontes
LEARN NC, a program of the University of North Carolina at Chapel High School
http://moodle.fct.unl.pt/mod/resource/view.php?id=24111 (visto em 3.05.06)

Wired Magazine (September 2003) -
Http://moodle.fct.unl.pt/mod/resource/view.php?id=24114 (visto em 29.04.06)

Site útil sobre regras básicas de construção de um Power Point:

Brigham and Women's Hospital
http://labmed.bwh.harvard.edu/pathology/Presentations/Presentation3/index.htm
(visto em 3.05.06)
Imagem:Professional Cartoon Service by Randy Glasbergen: www.glasbergen.com/images/g452.gif (visto em 9.05.06)