Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

terça-feira, abril 25, 2006


História e evolução da Internet


A 4 de Outubro de 1957 a URSS lançou o 1º satélite artificial da Terra. Os E.U.A. sentiram a sua segurança ameaçada (e o seu orgulho ressentido) e decidiram desenvolver um vasto número de projectos a fim de poderem liderar o mundo tecnológico. O Departamento de defesa criou então a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), em Fevereiro de 1958. Daqui surgiu a Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET), em 29 de Outubro de 1969, a primeira rede de Internet. Era usada para conectar bases militares e os departamentos de pesquisa norte americanos. Caso houvesse um ataque nuclear, as informações não seriam destruídas.


Anos 70 - algumas universidades têm acesso à ARPANET
1983 - Introdução do TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol)
1989 - Aparecimento da World Wide Web
Anos 90 - Internet ganha uma dimensão pública
1991 - criação do Wi-Fi
1994 - a rede é aberta aos interesses comerciais
1996- a palavra internet ganha um uso comum nas países desenvolvidos
2006 (janeiro) - 1 bilião de pessoas usavam a net
.
Vantagens
São inúmeras as vantagens que a Internet proporciona. Com um computador podemos comodamente, em nossa casa, aceder a informação sobre “quase tudo”, acedendo a textos, imagens, vídeos e animações. Podemos:comunicar com alguém através de texto, imagem ou som; consultar livros e música; fazer pesquisas de informação; fazer compras; fazer transacções; guardar ficheiros num servidor;etc.
.
Riscos e Desvantagens
Apesar de todas as vantagens e utilidades da Internet, esta apresenta uma vasta série de riscos: crimes financeiros, vírus e spywares, invasão de e-mail, pirataria, terrorismo e pedofilia e informação não credível.
.
.
Reflectindo...
Com a chegada da Internet assistiu-se a um desenvolvimento único a nível de acesso à informação, partilha de informação e comunicação! Há um novo domínio de tempo e espaço. Conhecimento, cultura, trabalho, comércio, são áreas que têm uma expansão muito maior agora.
Mas…a partilha mundial de informação pode significar também invasão de privacidade, roubo e/ou plágio de dados.
É necessário tomar algumas precauções quando navegamos na Internet: não colocar os nossos dados pessoais em sites poucos credíveis, não fazer downloads de ficheiros suspeitos, ser crítico em relação à credibilidade da informaçao, e claro, ter programas de protecção do nosso computador.
Apesar dos riscos as utilidades são únicas e imprescindíveis na sociedade actual.
Como plataforma de aprendizagem julgo que encerra muita dinâmica.
E claro, mais uma vez temos o “carimbo americano” marcado na criação desta grande tecnologia.
.
.
Fontes
wikipedia - en.wikipedia.org
(consultadas em 24.04.06)
Fonte da imagem: Agência Universitária de Periodismo Científico
Consultada em 25.04.06)