Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

quarta-feira, abril 26, 2006


Imagens do dia
Vinte anos depois do desastre de Chernobil...
Estávamos a 24 de Abril de 1986, na Ucrânia, quando o reactor 4 da central de Chernobyl explodiu, libertando para a atmosfera uma nuvem radioactiva que percorreu cerca de 40% da Europa!
Não se sabe o número exacto de mortes relacionadas com a tragédia. Entre 1986 e 1987 estima-se que entre 200 000 e 800 000 pessoas foram contaminadas. Segundo o ministério da Saúde da Ucrânia, o número de mortes por doenças causadas pela radiação foi de 124 000, até 1994!
Foi construído um sarcófago, em Maio de 1986, sobre as ruínas do reactor 4 mas, as radiações continuam a escapar pelas ranhuras! O reactor contém elementos radioactivos que têm período de semi-desintegração de centenas de anos! A água, o ar, o solo, os animais e plantas vão continuar a ser contaminados!
Actualmente os especialistas ainda não sabem(!) o verdadeiro raio de alcance da contaminação e o carácter das mutações que afectam e afectarão os animais e plantas! Confesso que tenho poucos conhecimentos sobre energia nuclear, mas julgo que os riscos que se correm indiscutivelmente mais MARCANTES que as suas utilidades!