Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

terça-feira, abril 25, 2006

Comentario aos webquests


Os webquests podem sem dúvida ser potenciadores de aprendizagem na Internet, desenvolvendo várias capacidades e atitudes.

Penso que os Webquest podem colmatar duas grandes dificuldades de procura de informação da Internet: o excesso de informação e a credibilidade dos sites! Muitas vezes torna-se complicado realizar uma pesquisa porque não temos certeza da credibilidade da informação exposta on-line e porque existem muitos sites de oferta e torna-se difícil fazer uma selecção. Nos Webquest esse problema deixa de existir para os alunos pois os professores deverão colocar links para sites credíveis e que tenham a informação desejável e essencial para a realização da tarefa.

A aprendizagem cooperativa e o trabalho de grupo são duas dimensões dos Webquest que podem desenvolver várias competências e atitudes.

Os Webquests que definem diferentes papéis para os grupos de alunos ou entre os vários alunos tornam a tarefa mais cativante e talvez mais motivadora. Se existirem tarefas para investigar pontos opostos, pode surgir uma competitividade saudável. Os alunos com tarefas diferentes podem desenvolver uma certa responsabilidade e autonomia.

Relativamente à avaliação é meritório o facto de ter clareza. Se o aluno souber todos os critérios de avaliação, e a respectiva escala, penso que poderá melhorar o seu desempenho, pois saberá quais as metas que deverá atingir para melhor orientar o seu trabalho.
Os critérios especificados na avaliação (ex: ajudar o colega de grupo, organização na apresentação do projecto, criatividade) podem também servir para ajudar o aluno a perceber outros objectivos que tem de atingir. Poderá ter noção de que o Webquest não será apenas para investigar sobre um determinado assunto, mas também para desenvolver outras capacidades.