Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

terça-feira, abril 25, 2006

Reflexão sobre o 1ºtrimestre
de Tecnologias Educativas
Faço um balanço positivo das aulas de Tecnologias Educativas. Penso que abordámos temáticas interessantes e realizámos actividades úteis. Acho que começamos todos a ter uma melhor noção das utilidades da tecnologia no ensino.
Posso dizer que a minha “literacia tecnológica” teve alguns progressos. Conheci diferentes perspectivas do uso da tecnologia, estendi a minha lista de tecnologias educativas, criei um blog, aprendi a fazer um orçamento para um computador e para instalar a Internet, conheci a história e evolução da Internet, compreendi o funcionamento de um computador (minimamente), aprendi a navegar no Google Earth e a utilizá-lo como ferramenta educativa, aprendi a fazer Webquests, tracei um projecto educativo, aumentei o meu vocabulário tecnológico, etc.

De todas as actividades realizadas gostei particularmente da criação do blog, da análise das perspectivas de Stoll e Papert sobre o uso das tecnologias; da realização dos orçamentos para a Internet e computador; da realização do Webquest; da criação do mini-projecto educativo; da exploração do Google Earth e da pesquisa sobre a história da Internet.
Penso que o que foi mais trabalhoso foi criar uma proposta para um mini-projecto educativo com recursos às tecnologias. Não bastou ter uma ideia! Foi preciso torná-la útil, aliciante e pouco dispendiosa, na medida do possível! Foi difícil construir todos os tópicos do projecto, talvez por ser o primeiro projecto educativo que planeei.
Fonte imagem
blog
buscandolamagia.blogia.com/ 2005/junio.php
(vista em 25.04.06)