Elisabete Pereira's Blog...

Blog para reflexão das aulas de Tecnologias Educativas

terça-feira, abril 25, 2006

Aula de 5 de Abril...
O que é um portfólio?...esta foi uma das perguntas feitas. Por todos lá fomos chegando à resposta. Um portfólio deve conter essencialmente a nossa identificação e contactos, os nossos trabalhos, reflexões, imagens, links, o nosso currículo e nossos hobbies. Deve também mostrar uma evolução do trabalho ao longo do tempo. Confesso que não tinha a noção de que um portfólio devesse conter tanta informação e que poderia encerrar tantas potencialidades. Agora já sei que posso lá inserir uma rádio com a minha escolha de músicas ou fazer reflexões sobre cinema ou literatura. Com os nossos hobbies podemos dar informação sobre algo útil para a aprendizagem de algo.

Seguidamente estivemos a avaliar um Webquest de outro grupo. Penso que a avaliação deve ter um carácter crítico construtivo. Ou seja, devemos avaliar no sentido de alertar para possíveis falhas existentes e enaltecer o que está correcto para que a pessoa saiba onde tem de emendar e melhorar o seu trabalho. Penso que foi algo de útil pois é uma forma de nos ajudarmos a aperfeiçoar os nossos trabalhos. E claro, há sempre erros que não conseguimos ver, e só com a colaboração dos outros os podemos anular.

Foi nesta aula que demos início à realização do Webquest no Google Earth! Para inserir informação dentro do Google Earth tivemos que aprender a usar os códigos HTML!!! No início parecia-me chinês! Quando comecei a ver todas as letras e pontuações misturadas julguei que viria aí uma tarefa mais complicada! No entanto aqueles códigos não me eram estranhos! Afinal era aquilo que de vez em quando aparecia numas janelas do computador…..e que eu não conseguia entender…nem tinha vontade!
Agora, já com alguma prática a familiarização com os estes senhores códigos já não acho tão complicado e tão indecifrável! Até têm algo de lúdico pois é interessante ver se os códigos funcionam e se aparecem as imagens e os textos codificados. Fiquei bastante contente por finalmente percebê-los e conseguir usá-los!